Câncer de garganta e HPV, que é sexualmente transmitido, têm relação?Sexo oral e outras práticas sexuais transmitem o vírus, mas existe vacina para preveni-lo. Leia na coluna de Mariana Varella.“O que causa câncer de orofaringe é o HPV, não o sexo oral.” A frase é do infectologista Vinícius Borges, que faz um trabalho de conscientização em saúde nas redes sociais com o nome de “Doutor Maravilha”. Na semana passada, a relação entre sexo oral e câncer de garganta (orofaringe) apareceu entre os principais assuntos nas redes. Muita gente desconhecia que o papilomavírus humano (HPV) é um dos fatores de risco para esse tipo de câncer, e se assustou ao tomar conhecimento do fato.
Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher
28/5 foi Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Portanto estamos passando aqui na sua timeline para lembrar da importância do cuidado com a sua saúde. Estamos juntos nessa!
Câncer e maternidade
O tratamento do câncer pode ser um caminho longo, que se estende por mais de uma década quando envolve terapias hormonais para evitar a recidiva do tumor. Para as mulheres que sonham em engravidar e descobrem o câncer de mama depois dos 35 anos, este pode ser um momento decisivo para a fertilidade.Um estudo internacional, liderado por uma cientista da Harvard Medical School e Dana–Farber Cancer Institute, ambos nos Estados Unidos, foi publicado em 4 de maio no The New England Journal of Medicine e traz uma nova esperança para essas pacientes. Os pesquisadores afirmam que a interrupção temporária da terapia endócrina para tentar uma gestação é segura, e não aumenta o risco do retorno da doença.Fonte: Metrópoles