Câncer de próstata: hábito reduz em 35% risco da doença, diz estudo; saiba qual

Um aumento anual de 3% ou mais na aptidão cardiorrespiratória está associado a um risco 35% menor de câncer da próstata. A conclusão é de um estudo publicado recentemente na revista científica British Journal of Sports Medicine. A equipe, da Escola Sueca de Ciências do Esporte e da Saúde em Estocolmo, na Suécia, recomenda que os homens melhorem seu nível de aptidão física para ajudar a prevenir a doença.
No novo estudo, os pesquisadores buscaram descobrir se melhorias na aptidão cardiorrespiratória ao longo do tempo poderiam influenciar o risco de câncer de próstata. Diversos trabalho já associaram os efeitos benéficos da atividade física na redução do risco de vários tipos de câncer, mas ainda não havia nada específico para tumores na próstata.

Eles fizeram isso pode meio da análise de um banco de dados nacional de avaliação de perfis de saúde ocupacional de 57.652 homens. Havia informações sobre atividade física, estilo de vida, percepção de saúde, massa corporal e altura, e resultados de pelo menos dois testes de aptidão cardiorrespiratória, medidos pedalando em bicicleta ergométrica.

Fonte: O GLOBO