Perder peso sem motivo aparente está associado ao maior risco de câncer

A perda de peso sem nenhuma razão deve ser um sinal de alerta e pode estar associada ao diagnóstico de tumores, reforça um novo estudo do Dana-Farber Cancer Institute, nos Estados Unidos, que foi publicado no Journal of the American Medical Association (Jama).

Sabe-se que os pacientes com câncer costumam perder peso, mas os autores queriam entender se a taxa de diagnósticos da doença era maior entre quem havia emagrecido recentemente de forma não intencional. Para isso, avaliaram dados de mais de 150 mil profissionais de saúde, que foram monitorados por 28 anos. A cada dois anos, os voluntários responderam questionários sobre atividade física e alimentação, o que permitiu aos cientistas analisarem comportamentos que poderiam ser responsáveis pelo impacto na balança. Aqueles que apresentaram uma perda acima de 10% do peso corporal tiveram maior risco de ter um diagnóstico de câncer no período de 12 meses após o emagrecimento. No estudo, a perda foi associada a doenças em estágio precoce e avançado.

Segundo Ludmila Koch, oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein, a perda de peso pode ser o primeiro sintoma perceptível do câncer. “Ela está presente em até 40% das pessoas ao serem diagnosticadas, e mais de 80% dos pacientes com câncer avançado perdem peso.”
Fonte UOL

Post anterior
Próximo post

Receba gratuitamente em seu e-mail conteúdos sobre prevenção, saúde e ações da nossa causa.

Obrigado! Algo de errado aconteceu, tente novamente

Com dedicação e propósito, a ABAC-Luz promove a prevenção do câncer e o cuidado com a vida.

Menu

Sobre nós

Nossa atuação

Relatos de vida

Agenda

Fale conosco

Nossa atuação

Apoio psicológico

Exames preventivos

Educação para a saúde

Atividades sociais

Apoio jurídico

Atividades assistenciais

© 2025 ABAC-Luz