Autoestima

Todo mundo gosta de se sentir valorizado, respeitado e mesmo admirado. Muitas vezes, porém, nos sentimos mal, tristes, pois não percebemos os motivos para que sejamos admirados, o que acaba por nos levar a uma baixa autoestima.

Mas, o que fazer para mudar esse comportamento?

A autoestima se constrói dia a dia, quando em primeiro lugar nos respeitamos e não nos cobramos o impossível. Todos temos qualidades que devem ser buscadas, realçadas, estimuladas. Somos, ou deveríamos ser, nossos melhores amigos e por isso devemos valorizar nossas qualidades e desculpar nossos deslizes, só assim seremos capazes de nos olhar como alguém que merece o nosso mais sincero respeito e carinho.

Eis o segredo: carinho! Uma pessoa carinhosa consigo mesma aprende a se cuidar e esse cuidado deve começar da forma mais fácil, ou seja, por aquela que está ao nosso alcance. Um verdadeiro amigo só nos pede aquilo que sabe que estamos em condições de oferecer.

Mulher olhando-se no espelho
Imagem de Nicola Giordano por Pixabay

Eis algumas dicas para elevar a autoestima:

  • Ao acordar, olhe-se no espelho e se dê bom dia, como você faria a um amigo especial;
  • Agradeça ao Universo pelo maravilhoso presente que você está recebendo: seu dia.
  • Procure se conhecer melhor. O autoconhecimento é uma excelente forma de reconhecermos nossas qualidades;
  • Faça um exercício físico: uma caminhada, uma pedalada, uma academia;
  • Medite pelo menos 15 minutos por dia. Respire fundo, sinta sua respiração fluindo e perceba o quão maravilhoso é seu corpo;
  • Seja egoísta, mas na medida certa! Faça algo que você adora e muitas vezes não tem tempo: ouça uma música, dance, leia um livro, vá ao cinema – sozinha ou acompanhada. Se presenteie;
  • Mas, antes de qualquer coisa, lembre-se sempre: você é a pessoa mais especial que você conhece e por isso merece carinho, respeito e compreensão. Seja seu melhor amigo.

Seja Feliz! Isso é possível. Acredite.

Sandra Leão – Psicóloga