Chegou o mês de cuidados com a saúde mental!
Claro que esse cuidado deve acontecer durante todo o ano, mas assim como o Outubro rosa, é importante separarmos um mês para refletirmos e tomarmos ações!

Segundo o movimento Janeiro Branco, a campanha acontece logo depois das festas de final de ano porque, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. 

Você sabia que  “Um terço dos pacientes com câncer em hospitais de cuidados intensivos sofre de transtornos mentais e precisa de tratamento adequado.” ? (Singer, et al. 2010)

E o que os pacientes podem fazer sobre isso
Um estudo achou informações interessantes, “Nossos resultados indicam que mulheres com diagnóstico de câncer de mama podem usar ioga como terapia de suporte para melhorar sua qualidade de vida e saúde mental, além de tratamentos padrão de câncer.” (Cramer et al. 2017)

Algumas atividades simples podem ajudar quem está passando por uma situação difícil, seja uma caminhada, uma meditação, a prática da yoga… Outra ação que pode ajudar na saúde mental dos pacientes com câncer é conversar com um profissional de saúde qualificado! 

A ABAC Luz oferece atendimento psicológico para pacientes com câncer e suas famílias! Entre em contato e descubra como podemos te ajudar!


Fontes: 


Cramer, H., Lauche, R., Klose, P., Lange, S., Langhorst, J., & Dobos, G. J. (2017). Yoga for improving health‐related quality of life, mental health and cancer‐related symptoms in women diagnosed with breast cancer. Cochrane Database of Systematic Reviews, (1).

Singer, S., Das-Munshi, J., & Brähler, E. (2010). Prevalence of mental health conditions in cancer patients in acute care—a meta-analysis. Annals of oncology, 21(5), 925-930.

https://janeirobranco.com.br