Ação social do Outubro Rosa acolhe pacientes no HRT

Coordenada pela Associação Brasiliense de Apoio ao Paciente com Câncer, a iniciativa ofereceu acolhimento e assistência a pacientes com câncer de mama
Equipe da ABAC Luz em ação social Outubro Rosa no HRT.jpeg
(Na foto, membros da ABAC Luz no Outubro Rosa, da esquerda para direita: Maria Helena, Liliene da Silva, drª Luci Ishii, Ingrid Teixeira).
Pacientes do Hospital Regional de Taguatinga receberam nesta quarta (25) a ação especial Outubro Rosa ABAC Luz. De iniciativa da Associação Brasiliense de Apoio ao Paciente com Câncer, o evento promoveu acolhimento, palestras, histórias inspiradoras e doação de perucas e lenços para fortalecer a campanha de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
Com 25 anos de atuação no Distrito Federal, a ABAC Luz é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica em promover ações de educação para a saúde, diagnóstico precoce e melhoria da qualidade de vida dos pacientes com câncer. Liderada pela Drª Luci Ishii, a associação atende de 1.000 a 1.200 pessoas ao ano. No HRT, cerca de 230 pacientes com câncer recebem o apoio da ABAC, que auxilia desde a realização de exames, apoio psicológico a doações de lenços, perucas, material de higiene pessoal e cestas.
Ana Paula Gomes, 43 anos, é uma das histórias de superação e vitória que contou com o apoio da ABAC Luz. A suspeita de câncer de mama surgiu em 2022. Morando sozinha no DF com o filho de 8 anos, o medo e a extensa jornada de trabalho a impediram de buscar o diagnóstico. Somente em fevereiro deste ano ela resolveu procurar ajuda médica, com grau já evoluído do câncer de mama. Para ela, o apoio da associação foi essencial para ter o diagnóstico preciso, dar início imediato ao tratamento e alcançar a cura. “Tive muita ajuda da ABAC Luz para custear todos os exames de urgência, incluindo cintilografia, tomografias e risco cirúrgico. É uma corrida contra o tempo. E com esse suporte a gente consegue virar a chave e bus