Câncer de mama: teste de impressão digital poderia substituir mamografias

Um simples teste de impressão digital para detectar câncer de mama poderia eventualmente substituir a mamografia, salvando vidas e economizando dinheiro, além de aumentar o número de testes realizados, segundo pesquisadores da Universidade Sheffield Hallam, na Inglaterra./

As impressões digitais contêm suor e o teste analisa a composição molecular de uma impressão digital usando espectrometria de massa, um sistema que mede o peso atômico de partículas e moléculas para identificá-las.

A pesquisa pioneira baseia-se na espectrometria de massa por ionização e dessorção a laser assistida por matriz (MALDI-MS), usando máquinas fabricadas no Reino Unido pela Waters Corporation.

“A partir da mancha de uma impressão digital”, disse o Dr. Jim Langridge, membro científico da Waters Corporation, “podemos realmente determinar amostras de controle de outras amostras potencialmente cancerígenas”.

A esperança é que, no futuro, um simples teste não invasivo de impressão digital possa substituir a mamografia, que além de ser dolorosa ainda exige do paciente que se dirija a um centro especializado, com pessoal treinado, para uma consulta que leva pelo menos 20 minutos.

Fonte: CNN