Estudo revela bebidas que aumentam risco de câncer

Um novo estudo, publicado recentemente na revista Jama Network Open, revelou uma ligação marcante entre o consumo de bebidas açucaradas e condições como doenças hepáticas e câncer. Esse estudo abrangeu uma análise detalhada de dados provenientes de 98.786 mulheres.

Os dados examinados provêm de um amplo estudo envolvendo 40 ensaios clínicos entre os anos de 1993 e 1998. Todas as participantes do estudo estavam na faixa etária de 50 a 79 anos durante os testes.

Os pesquisadores apontam que apenas dois estudos anteriores haviam explorado a ligação entre o consumo de bebidas açucaradas e o desenvolvimento de câncer de fígado.

Para compilar informações precisas, as voluntárias foram solicitadas a relatar seu consumo habitual de bebidas açucaradas, refrigerantes regulares e sucos de frutas. Elas indicaram se não consumiam tais bebidas ou quantas consumiam diariamente. Cerca de 6,8% (6.692) das participantes admitiram ingerir uma ou mais bebidas açucaradas por dia, enquanto 13,1% (8.506) consumiam bebidas com sabor artificial diariamente.

Durante o acompanhamento médio de 20,9 anos, 207 pessoas desenvolveram câncer de fígado.

A análise também revelou 148 casos de morte relacionados a doença hepática crônica entre as participantes.

Os autores do estudo apontaram que, apesar dessas descobertas, as evidências sobre a relação entre a dieta e a mortalidade por doença hepática crônica são limitadas. Eles enfatizam a necessidade de mais estudos para confirmar tais conclusões e identificar interações adicionais relevantes.

Fonte: Terra