Campanhas de Rastreamento e Prevenção

A ABAC Luz realiza periodicamente Campanhas de Rastreamento e Prevenção do câncer de mama, em Brasília e no entorno, por iniciativa da própria Associação ou a convite de outras entidades.  

A ideia é oferecer, às mulheres mais vulneráveis (de baixa renda), apoio, informações sobre a importância da prevenção, bem como realizar exame clínico gratuito, feito por médico voluntário.

Havendo necessidade, essas mulheres são encaminhadas para realização de exames como mamografia, ressonância, biópsia, entre outros. Tudo custeado pela ABAC Luz e pelos laboratórios e clínicas parceiros.

Aqui está o nosso grande diferencial: a partir dos exames realizados e do diagnóstico, duas etapas importantes estão concluídas, desse modo, o atendimento numa unidade de saúde é facilitado e agilizado.

Veja abaixo o depoimento da paciente Cíntia Rocha de Cerqueira, atendida pela ABAC Luz e homenageada no Projeto Artemisa, em 2020. 


Depoimento

Cíntia Rocha de Cerqueira
“Sou grata por estar aqui e poder contar a minha história. Eu não ia andar e ando. A quimio não ia dar certo e deu. Hoje não tenho mais nenhum nódulo, só a metástase, e para isso tomo uma injeção por mês.
Foram três meses entre perceber o caroço e o resultado do exame na rede privada. Enquanto aguardava a consulta com o mastologista pelo SUS [Sistema Único de Saúde], uma espera de outros três meses, a ONG Abacluz [Associação Brasilense de Apoio ao Paciente com Câncer] me ajudou no acesso a outros exames. Eu tinha 41 anos.
O mastologista, quando falamos sobre a cirurgia, chamou uma junta médica para decidir o que fazer. Mas busquei uma segunda oncologista, e encontrei uma médica que me acolhe, é verdadeira e me mostra que podemos vencer. Passei a querer entender a minha condição. Gosto de pesquisar e ensino o que aprendo. Participo de uma rede feminina de combate ao câncer, a gente se encontra e conversa, e assim ajudo outras mulheres que estão passando pela mesma coisa.
O câncer me ensinou a amar de um jeito diferente. E transformou minha relação com minha mãe, minha família. Fizeram tanto para me ajudar e assim descobri que me amam. Faço planos para o futuro, claro, mas meu sonho é viver, e o hoje é que tem mais importância. Sou grata por poder viver um dia de cada vez.”